segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

TEÍSMO, DEÍSMO, PANTEíSMO E ACHISMOS

Como foi criado o Ser Humano? Qual o significado e a razão de ser da vida? A busca por estas respostas tem origem na própria história da humanidade. Esta procura incessante, apesar de não ter alcançado uma explicação consensual e definitiva, propiciou o desenvolvimento de diversas doutrinas filosóficas, principalmente sobre a existência de Deus. Dentre elas se destacam o Teísmo, o Deísmo e o Panteísmo.
Segundo a filosofia teísta, Deus existe, criou o homem, colocou ordem no universo e intervém em nossos destinos. Seria assim um Deus projetista, criador e interventor.
 Já para a filosofia deísta, Deus existe, foi a energia criadora, mas não intervém em nosso mundo. Dentro deste conceito, ele se manifesta através da ciência e das leis da natureza.
Para os panteístas, Deus é o próprio universo. Desta forma, estaria em todas as coisas.
Muitos, neste momento, devem estar pensando: e daí? Onde ele vai chegar com toda esta teoria filosófica?
Sinceramente, eu também não sei. Se os maiores pensadores, estudiosos, cientistas e filósofos não chegaram a um acordo sobre esta questão, não sou eu que vou apaziguar esta eterna discussão (e vejam que nem citei os Ateus).
Até porque, eu mesmo, em diferentes momentos, já fiquei tendencioso a seguir as três correntes. Muitas vezes, acontecimentos impactantes fazem com que repensemos alguns dos nossos conceitos e valores, gerando questionamentos que antes eram pacíficos. E não raro, mudam completamente nossos "achismos".
Mas de uma coisa eu sei (ou seria "eu acho"?): independentemente da linha filosófica a ser seguida, o fundamental é que todos procurem ter uma vida digna e que, através da parcela de ajuda de cada um, contribuam para construirmos uma sociedade mais justa.
Educação e trabalho, são pré-requisitos essenciais para que isto se concretize.
 
"Don't worry about a thing,
'Cause every little thing gonna be all right".
 
Se Deus quiser...!!!
 

Um comentário:

  1. Em minha opinião um dos melhores textos do ARQUIBLOG até o momento...
    Neste começo de ano uma grande sacada foi à criação deste BLOG, com assuntos atualizados, textos criativos e diversificados se tornou, como diria um amigo nosso, uma ótima opção de “perseguição”

    ResponderExcluir