quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO II - O RETORNO!

O comentário muito pertinente dos Alunos da Escola Emílio Alves Nunes me motivou a retomar este tema. Realmente "o professor deve urgentemente se alfabetizar nas tecnologias educativas para poder mediar (tutoriar) o aluno na escola".
As chamadas TIC's, poderosas ferramentas à disposição dos professores, não somente pela força atrativa que exerce para a grande parcela de estudantes, ávida por novidades tecnológicas e já integrada às redes sociais, mas também por representarem um fator que possibilita uma importantíssima mudança pedagógica: a troca da comunicação unidirecional, ainda bastante enraizada nas escolas, pela comunicação interativa entre educadores e educandos, com o professor assumindo o novo papel de mediador, viabilizando assim a desejada aprendizagem emancipadora.
E cabem a estes professores a decisão sobre qual caminho seguir.
Não é novidade para ninguém a enorme resistência das pessoas em relação a mudanças e novidades sobre as quais não se tem muito conhecimento ou não se tem maiores informações sobre o funcionamento. Desta forma, o professor que não se apropriar destas novas tecnologias certamente tenderá a se posicionar resistivo às mudanças.
Por outro lado, aqueles que se aprofundarem na exploração destas modernas ferramentas certamente se transformarão em verdadeiros revolucionários para a concretização do sonho de se alcançar a educação emancipadora.
"Alfabetização Tecnológica" já, para todos os professores!

P.S.: Legal a iniciativa dos integrantes da Escola Emílio Alves Nunes de criar e disponibilizar a toda comunidade o Blog http://accionandonossiempre.blogspot.com/. Parabéns.

Nenhum comentário:

Postar um comentário