sábado, 22 de janeiro de 2011

PIADA DE GAÚCHO

Rir é o melhor remédio!
Uma tradicional revista tem esta frase como título de um de seus artigos permanentes, cujo conteúdo evidentemente é a piada.
E realmente rir é saudável e faz bem para a mente, desde que a graça não decorra de alguma desgraça.
Mas o que faz uma piada engraçada? Os estudiosos (sim! Tem estudos sobre piadas...!) dizem que para serem engraçadas devem provocar uma violação cultural benigna. A graça viria de uma incongruência, ou seja, da criação de situações que parecem pouco prováveis. E se a violação parecer benigna, a graça estaria garantida.
Dentro deste conceito, o Tradicionalismo Gaúcho não poderia deixar de se transformar num prato cheio para os piadistas de plantão. Talvez esteja aí a origem das tão famosas piadas de gaúcho, disseminadas por todo Brasil.
Mas somente vivendo no Rio Grande do Sul podemos deixar um pouco as piadas de lado e entender e perceber os fatores positivos da cultura local.
A formação da sociedade, influenciada por questões territoriais, clima, aspectos históricos, guerras, dentre outras, acabaram por gerar um cidadão com uma identidade regional muito forte.
E não obstante o às vezes exagerado “autocentrismo” peculiar dos habitantes dos pampas, esta identidade tem produzido muitas virtudes. Os cidadãos gaúchos são educados no seio familiar seguindo normas de conduta diferenciadas pela seriedade que atribui à sua índole e caráter.
Todos são educados, desde o ensino fundamental, a honrar com orgulho os pais, a história e as façanhas dos antepassados, cultivando os costumes antigos até os dias atuais.
Isto faz com que seja hoje uma das culturas mais bem vistas em toda sociedade brasileira, se destacando pelas suas virtudes, condutas éticas e, por mais paradoxal que pareça, por uma  visão modernista tendo como base a tradição.

 E seria muito bom que todos os estados brasileiros também divulgassem com mais ênfase os seus aspectos culturais mais positivos, pois a diversidade, a troca de experiências sociais e culturais, e a convivência sadia entre as identidades regionais é que garantirão uma nação diversificada e forte.

Portanto quando ouvir mais uma piada de gaúcho lembre-se que, por traz do chiste, existe um reconhecimento tácito dos valores que servem de modelo a toda a terra.
Palavras de um goiano de alma, coração, orgulho e satisfação, apaixonado pelas terras goyazes, e gaúcho desde 2005, por admiração.

Um comentário:

  1. Mass bá tche!!!
    Quem conhece esta terra fica mais a vontade que bugio em mato de boa fruta...
    Não comemos mais mel, mastigamos a abelha.

    ResponderExcluir