quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

PUBLICIDADE E EDUCAÇÃO

Não! Não vou falar de propaganda!
O assunto não está relacionado à divulgação comercial do “produto” educação, mas sim a outro tema que amplia o mercado de trabalho do publicitário: o apoio para a produção de bons materiais didáticos, num mundo de variadas possibilidades tecnológicas e novas exigências de aprendizagem demandadas pela sociedade.
Assim como todas as outras áreas, a educação também está sentindo os impactos causados por esta verdadeira revolução tecnológica, que está gerando outra revolução: a pedagógica.
As novas necessidades educacionais exigem práticas pedagógicas mais modernas, que privilegiem o desenvolvimento de ambientes colaborativos.
Em outras palavras, para atender às demandas atuais da sociedade, o professor deve implementar processos que facilitem a aprendizagem num mundo em constante mudanças. Para tanto, é preciso incentivar e viabilizar a aprendizagem contínua, fato que só será concretizado através de um processo interativo e compartilhado.
Mas para isto, é fundamental que o professor tenha o apoio de uma equipe multidisciplinar, de modo a desempenhar a contento suas novas funções.
Aí entram as novas oportunidades para o publicitário, que tem conhecimento e domínio das técnicas e ferramentas necessárias para as melhores soluções de comunicação.
E as melhores soluções de comunicação, certamente se tornarão imprescindíveis para a disponibilização de material didático atraente e eficaz, requisito básico para a aprendizagem emancipadora.
Na educação on line, principalmente, estamos ingressando num inexorável processo de ensino midiatizado.
Mas para viver este novo mundo, é preciso superar alguns paradigmas, reconhecendo que em virtude das aceleradas mudanças tecnológicas, o profissional desta área tem que se reinventar dia a dia, porém nunca se esquecendo do seu papel principal, que é representar a "Inteligência da Comunicação".
A oportunidade se apresenta.
Aproveitem!

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