Uma pequena frase do discurso de posse da Presidenta Dilma me chamou a atenção: "A luta mais obstinada do meu governo será pela erradicação da pobreza extrema e a criação de oportunidades para todos".
Oportunidades para todos! A princípio tal afirmação me pareceu mais um "prato requentado", filme repetido baseado no enredo de várias promessas não cumpridas por outros governos.
Mas será isto uma utopia? Acho que não.
Não sei ainda de que forma este tema será implementado. Todavia, no discurso, está muito bem concatenado e, a meu ver, o caminho proposto está corretíssimo: ações integradas dos governos federal, estaduais, municipais e setor privado, no sentido de se efetivar um grande ciclo de crescimento econômico e social.
Para tanto, um dos pilares propostos pela Presidenta será a luta pela qualidade da educação.
Mais um "tiro" certo!
Não há dúvidas que este é o caminho. Somente com o avanço na qualidade e na globalização do ensino, poderemos pensar em dar oportunidades para todos.
Mas, além das ações referidas e relativas aos ensinos fundamental e médio, são imprescindíveis ações voltadas à capacitação profissional e à busca de maior produtividade. Assim o País realmente poderá ser conduzido à sociedade da tecnologia e do conhecimento.
Que as palavras proferidas no discurso de posse da Presidenta ganhem corpo e vida pelas ações executivas dos órgãos responsáveis e que tal fala não se configure em mais uma promessa não efetivada.
Se tiver sucesso, poderemos gritar para toda a Terra: OPORTUNIDADES PARA TODOS NÃO É UTOPIA!
Amém.
Raul
ResponderExcluirConcordo com seu texto, porém gostaria de acrescentar algo.
Este discurso de nossa presidenta não será concretizado se algumas peças fundamentais neste jogo não "comprarem" estas palavras. Estas peças são os profissionais que precisam querer aprender e os empresários que precisam acreditar que educação não é custo e sim investimento.
Se estes pilares: governo, sociedade e empresários aderirem a este discurso, certamente teremos um BRASIL com pessoas preparadas para agarrarem a oportunidade que passa todos os dias na nossa frente.
Abraços e feliz 2011 para todos.
Raul
ResponderExcluirConcordo que não será “utopia” se as pessoas comuns se engajarem nesta “luta”, todos conhecemos casos em que, até mesmo em investimentos feitos por empresas, na busca do aperfeiçoamento de seus colaboradores são mal interpretados ou simplesmente ignorados.
Precisamos, mesmo que em alguns casos com certo “sacrifício”, investir em nós mesmos e em hipótese alguma dispensar uma oportunidade de aperfeiçoamento.
Sucesso a todos
Douglas Cirino