quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO - TIC's SERÁ O FIM DOS PROFESSORES?

O uso mais intenso da Internet e de suas possibilidades propicia também práticas pedagógicas diferenciadas e inovadoras, gerando inúmeras formas de atuação didática em ambientes virtuais.
Este fato está provocando uma verdadeira revolução no processo educativo, de tal forma que a produção do conhecimento deverá se tornar cada vez mais interativa e compartilhada.
Mas para que estes ambientes virtuais possam contribuir de forma significativa para o atendimento das necessidades educacionais, é fundamental que as tecnologias da informação e comunicação deixem de representar somente avanços tecnológicos, para se transformarem em novos e eficazes processos de aprendizagem.
Para tanto se mantém indispensável o conhecimento e a experiência do professor que está se transformando em professor/mediador. É ele que irá garantir um conteúdo adequado e uma linguagem acessível, de modo a dar sentido e significado à comunicação, através da melhor definição do desenho didático, das tecnologias a serem disponibilizadas e da necessária mediação.
Aos professores, neste novo cenário, caberão os papeis de autor, tutor, expositor e coordenador de fórum de discussão.
Todavia, fica claro a necessidade de atualização constante destes docentes, principalmente na apropriação e utilização das novas tecnologias.
Porém, mais claro ainda, fica a constatação que mais importante do que a tecnologia, é a relação professor/aluno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário