quinta-feira, 8 de março de 2012

A SÍNTESE MAIS PRÓXIMA DA PERFEIÇÃO

“Sede vós pois perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está nos céus”.
Mateus 5:48
O Evangelista Mateus estabelece, com absoluta clareza, que a referência para medirmos o grau de perfeição, é Deus. Assim, para a maioria das pessoas, a perfeição seria inatingível, haja vista a crença que somente Deus é perfeito.
Mas quais as qualidades divinas? Como Deus age? Quais atributos ele tem, que o torna perfeito?
Para responder a estas e várias outras perguntas, os cristãos costumam utilizar um dos livros mais lidos no mundo: a Bíblia. E nela encontramos diversas descrições acerca do perfil de Deus, mas que ouso resumir em quatro: Um ser criador, caridoso, capaz de amar incondicionalmente e de disseminar ensinamentos nobres.
Já me desculpando pela forma simplista de tratar tão profunda questão, pergunto: qual ser vivo tem mais condições de atender integralmente estas características elementares da perfeição?
Não é difícil concluir que esta tarefa foi direcionada ao ser humano.
Mas como é difícil esta busca pela perfeição!
Partindo do princípio que a essência da perfeição é a prática de virtudes divinas, deveríamos então estabelecer uma forma de vida aderente a estes princípios. E sabemos que isto não se dá bem assim.
Mas, dentro das limitações do ser humano, não tenho dúvidas que as mulheres estão mais próximas da perfeição do que os homens.
Não vou nem considerar a beleza do ser feminino, disparadamente maior. Vou justificar pela prática das virtudes.
Além de maior sensibilidade, atenção e carinho, típicos da mulher, existe um diferencial insuperável: a capacidade de dar à luz. Ela sim é um ser criador, na acepção da palavra, diferente do ser procriador, característica do homem.
E a maternidade, via de regra, gera outras virtudes muito próximas daquelas invocadas por Deus: dedicação, entrega, amor incondicional, exemplo nas atitudes e tantas outras que só uma mãe pode proporcionar.
Estas virtudes se transformam na fonte de energia para conseguir a superação de enfrentar três turnos de trabalho, comum nos dias de hoje. Quem não conhece uma mulher trabalhadora, educadora dos filhos e responsável pela administração da casa, tudo ao mesmo tempo? Quem não conhece várias histórias de superação destas verdadeiras heroínas?
Têm defeitos? Todos nós temos. Mas a capacidade feminina de amar com todo o coração me faz não ter nenhum receio de afirmar:
A mulher realmente é a síntese mais próxima da perfeição!
Meus cumprimentos a todas as mulheres, pelo seu dia!
Cumprimentos especiais às velhas amigas e também às mais recentes (gurias do RH da Diplomata e a diretora Clarice, bem como as da Corregedoria do TJRS, onde destaco a Rosi).
Beijos, com muito amor, para as mulheres mais presentes em minha vida: Raulice, Mônica, Anne, Mara, Nara e Marlene.
Um beijo especial à minha afilhada Carine, que antes de ontem deu à luz o Eduardo.
Vocês são demais!

Um comentário:

  1. MEU QUERIDO RAUL! Busco palavras, mas não as encontro para agradecer tamanha homenagem, me emocionou muito, como sou mãe de primeira viagem e bem recente, tudo relacionado à maternidade me comove. Tens razão, somos leoas valentes, mas às vezes viramos gatinhas, tipo uma que vive miando aqui do meu lado, sabes bem quem é, e então, nessas horas, é muito bom sabermos que temos homens como você e meu Andreus em casa pra nos dar colinho. Um beijo enorme e carinhoso.Rozicler

    ResponderExcluir