domingo, 18 de março de 2012

A FORÇA DA PERSISTÊNCIA


Há momentos na vida em que precisamos nascer de novo. E quando nos damos conta disto, bate o desespero. Começar tudo de novo? Perder o que construímos? Trilhar o desconhecido, nesta altura do campeonato?
Mas algumas coisas são inexoráveis e, independentemente de nossas vontades, mudam o curso normal de nossa pacata existência. E assim nos deparamos com desafios que muitas vezes parecem ser maiores que nossa capacidade.

E são nestes momentos que podemos constatar que somos mais fortes do que imaginamos. Mas para chegarmos a esta constatação, é preciso mais que competência. É preciso determinação, coragem e persistência.

A determinação brota do querer, da vontade de se alcançar um objetivo. Mas esta vontade tem que ser materializada em ações, pois uma intenção sem ação não passa de uma ilusão.

E para agir, enfrentando os riscos de sucumbirmos diante de obstáculos aparentemente intransponíveis, precisamos de outra virtude essencial: a coragem.

Mas nem sempre a coragem de agir leva ao sucesso de imediato. Alguns reveses têm a capacidade de nos minar, sugerindo que desistamos. Aí entra a virtude da persistência.

A persistência sempre se transforma na força necessária para alcançarmos o sucesso. Às vezes um sucesso diferente daquele originalmente imaginado, mas quando agimos com coragem e persistência, fazemos coisas grandiosas que acabam se transformando em sucesso.

E o apoio dos amigos e da família é fundamental para conseguirmos alcançar e manter as virtudes da determinação, da coragem e da persistência.

Várias pizzas em homenagem aos vitoriosos. Só não vale colocar como tema musical de fundo a estranhíssima “Soraia Queimada”.

Pero que los hay, los hay!




2 comentários:

  1. Raul Coelho Amado Veríssimo Sabino Bahia da Silva
    Você é nosso exemplo de persistência...

    ...lembrando que foi Soraia quem começou.

    ResponderExcluir