terça-feira, 15 de novembro de 2011

VIVA A REPÚBLICA! MAS, POR QUÊ?

15 DE NOVEMBRO – Data da Proclamação da República. Feriado nacional e dia para recordarmos os heróis republicanos.
Mas estamos comemorando exatamente o quê? Por que este acontecimento é tão importante para nós? Qual a vantagem disto?
Primeiro precisamos entender o que é uma República. Em resumo, trata-se de uma forma de governo onde teoricamente o poder emana do povo, que elege seus representantes. Opõe-se à Monarquia, onde o Chefe de Estado não é eleito, pois, neste caso, o poder derivaria de uma fonte divina.
Numa análise inicial, acho que a grande maioria entende ser a República uma melhor forma de governo, se comparado à Monarquia, pelo simples fato de possibilitar a participação popular na escolha de seus governantes.
Mas a forma republicana de governo basta para que o Estado cumpra com suas obrigações?
A existência do Estado só se justifica pela ação em prol de seus cidadãos. Portanto cabe ao Estado garantir os direitos naturais para todos eles. E a forma de governo é o meio para se atingir este objetivo.
Ainda acho que a forma republicana continua sendo o meio mais adequado para isto, porém, a realidade não cansa de nos mostrar que o Estado continua bem distante das suas metas.
Políticos profissionais corruptos, crises econômicas, carga exagerada de impostos, ingerências das forças econômicas e das grandes organizações, dentre outros fatores, fazem com que o mandatário maior deixe de ser o Presidente de todos para se transformar no Presidente dos grupos que lhe dão apoio.
Quando isto ocorre, a República deixa de cumprir com suas atribuições, muitas vezes se colocando em níveis abaixo de países monarquistas.
Portanto, mais do que comemorarmos a nossa forma de governo, mister se faz exigirmos o cumprimento das obrigações inerentes ao Estado, de forma que a República seja o sustentáculo dos direitos de todos os cidadãos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário