sábado, 5 de novembro de 2011

MUDARAM A VELOCIDADE DE ROTAÇÃO DA TERRA

Socorro! Aumentaram a velocidade de rotação da terra! Eu só queria saber quem foi o sacana que fez isto...
Como é que eu sei que aumentaram? Está na cara! Eu sinto, você sente, todo mundo sente: o dia está ficando cada vez mais curto e, conseqüentemente, tem ficado cada vez mais difícil fazermos tudo que precisamos fazer num só dia. Aceleraram esta geringonça! Eu até desconfio de alguém, mas sem provas, prefiro não acusar...
Mas os cientistas garantem que isto não é verdade. As variações ocorridas seriam insignificantes e, portanto, imperceptíveis.
Então que raio de sensação é esta que tanto nos incomoda?
Na realidade, isto é apenas mais uma das conseqüências do estilo de vida imposto pela “sociedade do conhecimento”.
Ontem, lendo e analisando um comentário de meu guru Caio Lannes, em seu facebook, resgatei uma análise sobre esta questão. O tema abordado era o fato de o Brasil ter perdido o bonde do futuro devido à instrução deficiente de seu povo. Além de concordar com tal afirmação, pensei comigo: “e o pior é que mesmo quem teve instrução adequada, está ficando defasado em virtude da enorme velocidade das mudanças tecnológicas e da ineficácia das ações governamentais em relação à educação continuada”.
Sobressai daí a necessidade imperiosa de “aprendermos a aprender”, para que consigamos nos manter atualizados e produtivos.
Só que isto envolve um volume enorme de novos conhecimentos, de novas tarefas, de novas atividades e de novas metas. Antes, o conhecimento transmitido bastava. Hoje, é preciso estar sempre construindo novos conhecimentos.
Esta é a razão da sensação de “encurtamento do dia”.
Mas, por incrível que pareça, o tempo ainda mantém a “velocidade” de 60 minutos por hora.



Nenhum comentário:

Postar um comentário