segunda-feira, 22 de agosto de 2011

A TRISTEZA QUE TRAZ FELICIDADE

Qual é o maior presente que alguém pode receber? É claro que tudo que nos é dado e que despende tempo, esforço e dinheiro, deve ser digno de nossa gratidão. Mas o verdadeiro valor do presente está no fato dele te trazer felicidade, ou preencher uma real necessidade na sua vida.
E muitas vezes, ele nem é comprado. Existe presente maior do que ter filhos? Esta é a grande oportunidade que temos na vida de experimentar um amor sem medidas, um amor grandioso, um amor incondicional. Somente quem foi agraciado com esta benção tem a capacidade de compreender o que estou falando e a felicidade que traz.
Paradoxalmente, esta enorme felicidade tende a gerar tristeza quando nos afastamos deles. Há mais de dez anos, deixei Goiânia para trabalhar em São Paulo. Ainda trago viva na memória a despedida que levou minha mãe aos prantos.
Ainda não compreendia muito bem os motivos de tamanha tristeza até que, há exatos sete anos, deixei meu filho no Rio de Janeiro.
Eu estava mudando para Porto Alegre e nunca tinha experimentado a dor da saudade de um filho que sai de casa para morar noutra cidade. E, naquele 21 de agosto de 2005, nos separamos para que ele terminasse a faculdade e pudesse começar sua vida profissional no lugar que sempre sonhou.
Apesar da tristeza e das incertezas, eu não poderia impedi-lo de buscar seus sonhos.
Durante a viagem chorei e refleti longamente sobre o amor que sentimos pelos filhos. E eu, que não tenho muito o costume de praticar a religião, lembrei de um texto conhecido da Bíblia que diz: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu filho unigênito para que todo aquele que nele crê, não pereça, mas tenha a vida eterna”.
Esta infinita demonstração de amor por parte de Deus me serviu de conforto, pois eu não havia dado o meu filho, apenas deixado que ele fosse à busca de sua realização.
E como pai, o abençoei para que fosse feliz e que agregasse valor na vida das pessoas com quem ele se relacionar vida a fora.
Seis anos se passaram e a maturidade, as vitórias alcançadas com bastante esforço e as que estão por vir, só me dão a certeza que ele trilhou o melhor caminho.
E descobri que determinadas tristezas trazem enorme felicidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário