domingo, 1 de dezembro de 2013

O QUE (AINDA) HÁ DE BOM NO FUTEBOL

Não restam dúvidas que o futebol, maior fenômeno esportivo do mundo, mudou muito e, em vários aspectos, para pior. Acho inadmissível o poder exercido pela FIFA que se auto proclama dona deste esporte e que tem hoje tanta força, que fere inclusive o princípio da soberania de diversos países, incluindo o Brasil.
Por notório, excesso de poder gera desmandos, corrupção, injustiças e outros absurdos, que são estendidos e praticados também por boa parte das Confederações espalhadas mundo a fora, e suas respectivas federações.
É preciso citar também o despreparo e desonestidade de muitos dirigentes de clubes de futebol, além dos eternos problemas com as arbitragens. Sem esquecer da crescente violência fomentada, não pelos verdadeiros torcedores, mas por marginais que, intitulados de "torcida organizada", praticam crimes quase sempre impunemente.
Todavia, a emoção que este fenômeno esportivo ainda provoca, é quase que insuperável, seja em qual divisão que se disputa, seja em busca do título, seja fugindo do rebaixamento.
E as emoções têm o condão de nos remeter às boas lembranças. E ontem tive mais uma oportunidade de vivenciar isto, acompanhando a luta do querido Atlético Goianiense para se manter na série B do brasileirão. Após uma merecida, porém dramática vitória, recebi a ligação de meus pais, que de Goiânia compartilharam a alegria daquele momento.
De imediato me veio à mente momentos felizes de minha infância, no bairro de Campinas, e as intermináveis discussões sobre futebol na oficina dos Marinari. As peladas em chão batido pelos lotes baldios do Setor Oeste. Os jogos no estádio Antônio Accioly, de mãos dadas com meu pai e meu irmão. O retorno para casa, onde, qualquer que fosse o resultado, teria o carinho de minha mãe e de minhas irmãs.
Independentemente das mazelas que teimam em impregnar o futebol, não podemos deixar de procurar tirar dele o que há de melhor na paixão pelo esporte: a capacidade de unir as pessoas e gerar emoções positivas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário