sábado, 10 de novembro de 2012

UM FIM EM SI MESMO

Felicidade: um bem supremo!  Exemplo mais marcante de algo que tem um fim em si mesmo!
Não se busca alcançá-la visando obter algum outro bem. Buscamos a felicidade simplesmente para sermos felizes.
Dependente da notória subjetividade do ser humano, às vezes decorre de coisas simples, outras vezes de fatos mais complexos. Pode aparecer em momentos inesperados e sumir em virtude de acontecimentos banais.
Há momentos em que foge inclusive da lógica racional, surgindo em meio a períodos de indefinições pelos quais passamos, simplesmente pelo fato de vislumbrarmos melhores perspectivas e experimentarmos uma força motivacional maior, capaz de suplantar as preocupações, gerando momentos felizes.
Porém uma coisa é inquestionável: a busca por ela não pode levar as pessoas pelos caminhos do individualismo e do egoísmo. Em nome de uma pseudo “liberdade”, joga-se para o alto os mais elementares princípios éticos e morais, igualando erroneamente os conceitos de felicidade e de prazer.
Neste sentido não há nada mais desastroso do que a prática da falsidade e da mentira, que têm o poder de transformar a felicidade em imensa tristeza, gerando as maiores dores que podem afetar alguém: as “dores da alma”.
Mas isto faz parte do jogo da vida. Façamos a nossa parte! Se praticarmos nossos atos com respeito e bons propósitos, certamente seremos recompensados.
É preciso saber viver! E, mais que viver, é fundamental conviver bem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário