terça-feira, 3 de maio de 2011

PARCERIAS ESTRATÉGICAS COM EMPRESAS ESTRANGEIRAS

As parcerias se traduzem como sendo um acordo benéfico mutuamente, e que melhore a performance de cada parceiro. Para tanto, objetivam reduzir custos de desenvolvimentos tecnológicos ou de introdução a novo mercado, ganhar em escala e reduzir o tempo de desenvolvimento e comercialização de novos produtos.
Existem diferentes formas de colaboração: subcontratação, consórcio, aliança estratégica, joint venture, etc.
Todavia, embora muito utilizadas, tais parcerias nem sempre trazem os resultados esperados, na maioria das vezes por não definir claramente os requisitos a serem atendidos pelas partes.
As parcerias necessariamente requerem a formação de habilidades para se alcançar os benefícios que se almeja. E os objetivos devem servir não só como motivação para a concretização da parceria, como também servir de direcionadores dos acordos, condicionando as ações de propósitos mútuos.
A partir daí, podem ser definidos as complementações de capacitações necessárias às parcerias, tais como o conhecimento de novas tecnologias, gerenciamento, execução, capacidade de negociação, conhecimento do marco legal e regulatório, dentre outras.
Todavia, é imprescindível definir claramente as normas que regem as relações entre os parceiros, bem como os recursos que serão disponibilizados.
As parcerias com empresas estrangeiras, seguidos os requisitos referidos acima, podem ser um grande negócio, pois podem proporcionar acesso a novas tecnologias e inovações para setores envolvidos.


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