quinta-feira, 10 de março de 2011

PÓLOS INDUSTRIAIS, COGERAÇÃO E A REGULAMENTAÇÃO DO SETOR ELÉTRICO

Dentre os benefícios que um pólo industrial pode auferir, um dos mais importantes é o compartilhamento da infra-estrutura, em especial de redes elétricas de transporte de energia.
Assim, na grande maioria destes pólos há o compartilhamento de infra-estrutura elétrica pelos integrantes.
O desenho mais comum de um Pólo Industrial segue a estratégia de aglutinar diversas empresas independentes e uma empresa líder, que fica responsável pelo fornecimento de insumos básicos às demais indústrias do pólo, inclusive energia elétrica.
No caso da energia, funciona da seguinte maneira: a empresa líder importa energia do Sistema de Transmissão, utilizando-a apenas para o seu consumo. No desenvolvimento de sua produção, ela gera energia, através de um processo chamado cogeração. Esta energia da cogeração então é fornecida às demais indústrias do pólo.
Estas indústrias, são atendidas pela cogeração da empresa líder, através de redes elétricas privativas que fazem a interligação da cogeração com o consumidor.
Assim, somente a empresa líder está conectada à rede básica do sistema elétrico. As demais indústrias são atendidas pela cogeração desta empresa líder.
Como conseqüência disto, havendo uma paralisação do processo produtivo da empresa líder, paralisa também a cogeração de energia, afetando todas as Indústrias.
Daí a necessidade de altos índices de confiabilidade e flexibilidade para manutenções.
No entanto, Interrupções de fornecimento elétrico podem acarretar horas para retomada de alguns processos industriais.
Por isto é fundamental definir e formalizar os requisitos de qualidade e de confiabilidade, através de acordo operativo, com a transmissora de energia que abastece a empresa líder.
Todavia, apesar da enorme importância deste tema, o arcabouço regulatório do setor elétrico não dá um tratamento específico e claro com relação ao compartilhamento da infra-estrutura e aquisição de insumos energéticos.
Esta regulamentação pouco clara gera interpretações divergentes, prejudicando a obtenção dos ganhos inicialmente previstos na implantação dos pólos industriais,
Precisamos atualizar a legislação do setor elétrico brasileiro no sentido de se criar um ambiente regulatório mais seguro e que fomente a instalação de mais Pólos Industriais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário