terça-feira, 25 de julho de 2017

FILOSOFOFANDO

- Oi, amor!
- Finalmente em casa! Não estou aguentando mais este meu trabalho.
- Não está satisfeita com seu "eu"?
- Hein? Tradução simultânea, por favor.
- Estou falando da questão fundamental: “quem sou eu?”
- Shiii! Que papo é este?
- Descobri que a autoanálise e o autoconhecimento são fundamentais para uma vida feliz.
- É o quê…????!!!
- É isto que você ouviu: para valer a pena, a vida deve ser refletida.
- Aí, meu Deus! Misturou Rivotril com vodca? Tomou leite estragado? Conta logo o que aconteceu.
- A alienação do "eu" é que faz surgir o desespero.
- Benzinho, eu só falei que não estou satisfeita no trabalho.
- Sim, mas isto decorre da aversão ao teu "eu", por não conseguir um emprego melhor.
- Ah, não! Fala sério!
- Mas é sério. Você gostaria de um emprego diferente, mas não conseguiu. Isto leva a uma decepção com seu "eu", por considerá-lo fracassado. Vem então o desespero.
- Olha aqui! Fracassada é a comadre da madrinha! Era só o que me faltava! Um aprendiz de filósofo em casa…
- Não adianta se exaltar. Sei que não é fácil livrar-se de si mesmo.
- Ah, é? E então, ôh filósofo de botequim, qual é a solução para o caso?
- É preciso que você encontre sua essência e seu propósito de vida. Simples assim!
- Hahaha… simples assim!!! Mais simples é meter a mão no pé do teu ouvido, toda vez que você surtar.
- Sem violência, por favor.
- Você tem certeza que está bem? Tem algum caso de demência na família?
- Assim você está me ofendendo.
- Foi você que começou. Se gosta tanto, porque não começa tomando consciência de que não sabe nada de filosofia.
- Você tá mudando de assunto.
- Não senhor! A consciência nada mais é do que a percepção dos nossos pensamentos, sensações e sentimentos.
- E o que isto tem a ver com o que te falei?
- Sei lá! Mas vi essa frase em algum lugar e gostei.
- Isto não é brincadeira!
- Mas quem está brincando? A consciência é que nos permite refletir sobre o passado, o presente e o futuro.
- E de que adianta tanta reflexão?
- Oras, pois! É o que nos faz sobreviver.
- Mãe…! Pai…! Parem com esta conversa chata e me ajudem com o trabalho da escola.
- Claro, meu príncipe!
- Vamo lá garotão! Seu pai sabe tudo sobre tudo. Qual é o título do trabalho?
- "A importância do inconsciente na determinação do comportamento".
- Ôh loco! Isto é com sua mãe.
- Nada disso! Seu pai é que sabe tudo do verdadeiro "eu".
- Vai começar de novo, amebinha?
- Antes ameba que um projeto de quadrúpede bovino!
- Epa! Bovino tem chifre. O que tá insinuando?
- Ôh jumento! Foi só uma maneira de xingar. Mas se continuar me agredindo assim, vai descobrir que burro também pode ter chifres.
- Pai… Mãe… Parem! Foi só uma brincadeira. Eu li este trabalho no caderno da faculdade de minha irmã. O meu é “o sistema político no Brasil”.
- Arghhhhh,…fudeu! socorro!!!!
- Fudeu de verde e amarelo!…. Chame seu avô, que ele te ensina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário