domingo, 23 de março de 2014

SONHOS NÃO SUSTENTAM A VIDA

Sustentam sim, gritou minha querida esposa ao me ouvir dizer a frase que intitula este artigo.
Com mais esta pequena divergência doutrinária, instalada no âmbito doméstico, comecei a divagar e logo a escrever.
Que bom que podemos sonhar! Bom, porque os nossos sonhos podem gerar a força propulsora necessária para alcançarmos os nossos principais objetivos.
Eu disse: podem...!
Isto significa que somente sonhar não é suficiente. É preciso mais que sonhar. É preciso planejar e executar para que tal sonho se materialize e possamos alcançar o sucesso.
E o sucesso tem como pressuposto básico a ação. Alguém conhece alguma história de sucesso por omissão?  Ação pode não ser a garantia do sucesso, mas com certeza é imprescindível para que ele ocorra.
E não podemos ficar vivendo de ações passadas, nem de intenções para o futuro. É preciso agir hoje! Ações passadas nos dão o conhecimento e a experiência necessários para nos tornarmos cada vez melhores. Mas deixarmos nos limitar às lembranças de tempos outrora só nos trará saudosismo e melancolia.
Por outro lado, postergar sistematicamente as nossas intenções para o futuro, gera preocupações, insegurança e ansiedade.
O que passou não pode ser mudado e o que ainda não foi feito, simplesmente não existe. É preciso agir no presente, até porque o futuro pode não se concretizar.
Há décadas ouço uma história contada por minha mãe. Trata-se de um diálogo de um certo menino com sua mãe:
- Mãe! Você sabia que “amanhã” não existe?
- Como assim, meu filho? Claro que existe!
- Não existe não, mamãe! Quando vai chegar o amanhã, ele vira hoje.
Pois é! Raciocínio interessante deste menino. Acho até que, quando crescer, vai virar blogueiro e defenderá a tese de que o lugar é este e o momento é agora. E certamente repetirá a frase de um antigo filósofo: “O começo é mais da metade do todo”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário