domingo, 23 de março de 2014

SONHOS NÃO SUSTENTAM A VIDA

Sustentam sim, gritou minha querida esposa ao me ouvir dizer a frase que intitula este artigo.
Com mais esta pequena divergência doutrinária, instalada no âmbito doméstico, comecei a divagar e logo a escrever.
Que bom que podemos sonhar! Bom, porque os nossos sonhos podem gerar a força propulsora necessária para alcançarmos os nossos principais objetivos.
Eu disse: podem...!
Isto significa que somente sonhar não é suficiente. É preciso mais que sonhar. É preciso planejar e executar para que tal sonho se materialize e possamos alcançar o sucesso.
E o sucesso tem como pressuposto básico a ação. Alguém conhece alguma história de sucesso por omissão?  Ação pode não ser a garantia do sucesso, mas com certeza é imprescindível para que ele ocorra.
E não podemos ficar vivendo de ações passadas, nem de intenções para o futuro. É preciso agir hoje! Ações passadas nos dão o conhecimento e a experiência necessários para nos tornarmos cada vez melhores. Mas deixarmos nos limitar às lembranças de tempos outrora só nos trará saudosismo e melancolia.
Por outro lado, postergar sistematicamente as nossas intenções para o futuro, gera preocupações, insegurança e ansiedade.
O que passou não pode ser mudado e o que ainda não foi feito, simplesmente não existe. É preciso agir no presente, até porque o futuro pode não se concretizar.
Há décadas ouço uma história contada por minha mãe. Trata-se de um diálogo de um certo menino com sua mãe:
- Mãe! Você sabia que “amanhã” não existe?
- Como assim, meu filho? Claro que existe!
- Não existe não, mamãe! Quando vai chegar o amanhã, ele vira hoje.
Pois é! Raciocínio interessante deste menino. Acho até que, quando crescer, vai virar blogueiro e defenderá a tese de que o lugar é este e o momento é agora. E certamente repetirá a frase de um antigo filósofo: “O começo é mais da metade do todo”.

sábado, 8 de março de 2014

CELEBRAR A MULHER



Mais um "Dia Internacional das Mulheres"! Cumprimentos, flores, mimos e... E daí?

Será que este é o objetivo principal que motivou a criação desta data alusiva?

"Bom também", diria um amigo goiano em relação aos mimos, mas entendo que o que se busca é algo bem mais importante: estimular o debate e as ações que garantam a igualdade de tratamento e de oportunidades para homens e mulheres.

Apesar de uma significativa melhora nos últimos anos, ainda persistem situações inadmissíveis e discriminatórias em relação às mulheres. A violência covarde ainda persegue um número significativo de mulheres dentro de seus próprios lares, o assédio, tanto sexual quanto moral, que permanece firme em alguns locais de trabalho e níveis salariais menores em relação aos homens, mesmo executando atividades similares, são alguns exemplos que legitimam e justificam a existência de um dia das mulheres.

Se considerarmos o problema em nível mundial, nos deparamos até com legislações estapafúrdias que estabelecem penas grotescas por condutas que em países modernos são consideradas exercício de direito. O tráfico de mulheres visando escravização e prostituição acontece em países ditos de primeiro mundo. Enfim, ainda existe um longo caminho a ser trilhado para que se alcance um estado de igualdade de fato, lembrando sempre que não podemos esquecer das diferenças naturais entre os sexos, fato que em diversas situações, exige um tratamento desigual para os desiguais.

Desta forma, e reconhecendo o enorme esforço das mulheres para se inserirem e contribuírem para o desenvolvimento social, econômico e cultural do país, sem descuidar de seus afazeres domésticos, incluindo a dádiva extremamente trabalhosa de ser mãe, quero deixar meus cumprimentos a todas.

Cumprimentos especiais àquelas que suplantaram as enormes dificuldades e conseguiram sucesso nessa empreitada, sendo hoje, cada uma a seu modo, exemplos a serem seguidos. E neste grupo constato, com grande satisfação, que estão incluídas minha mãe Raulice, minhas irmãs Mara e Nara, minha esposa Mônica e minha filha Anne. Parabéns e obrigado por vocês existirem!

Ah, ia me esquecendo: vocês são lindas!