sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

FELIZ MMXI

 
PAZ  
"A paz vem de dentro de você mesmo. Não a procure à sua volta".
 Buda


SAÚDE 
"Em geral, nove décimos da nossa felicidade baseiam-se exclusivamente na saúde. Com ela, tudo se transforma em fonte de prazer".
Arthur Schopenhauer



SUCESSO
"O segredo do sucesso é a constância do propósito".
Benjamin Disraeli


SORTE
"A perseverança é a mãe da boa sorte".
Miguel Cervantes 

ALEGRIA
"A alegria evita mil males e prolonga a vida".
William Shakespeare

FELICIDADE
 "Não existe um caminho para a felicidade. A felicidade é o caminho".
Mahatma Gandhi

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

A EDUCAÇÃO EM UM MUNDO DE MUDANÇAS

Estamos vivendo um período de grandes e aceleradas transformações. Nunca antes, na história da humanidade (desculpem, mas não resisti...), aconteceram tantas mudanças em tão pouco tempo.
Novos meios de comunicação, incluindo o uso mais intenso da Internet com toda a sua potecialidade, aliados ao desenvolvimento de outras tecnologias, estão gerando novos valores e novas atitudes, com a consequente geração de novas necessidades.
Dentre estas se destaca, com muita força, a necessidade de saber mais. Hoje não basta prepararmos os profissionais somente para atuarem num determinado processo produtivo pois, mesmo que tenham domínio e controle dos processos conhecidos, novas formas de organização e novas tecnologias  mudarão constantemente os problemas, exigindo adaptações rápidas e soluções diferentes.
Assim, aumenta ainda mais a já enorme responsabilidade das entidades educadoras, no sentido de dar as respostas que a sociedade exige e necessita, na busca do conhecimento.
Aparentemente estamos próximos de uma nova revolução pedagógica onde o novo modelo de educação deverá ter como base a aprendizagem colaborativa, ou seja, práticas pedagógicas baseadas na colaboração entre todos os participantes do processo educativo.
Entendo que somente desta forma será possível continuar com a transmissão de conteúdo, porém acrescido de práticas que propiciem o desenvolvimento de um olhar crítico e uma aprendizagem contínua, fatores fundamentais para a atuação profissional nos dias de hoje.
E esta revolução, passa mais pelas atitudes dos educadores do que pelas ações das escolas, porque mais do que reformulações de doutrinas, precisamos que estes educadores fomentem ações rapidamente, criando estratégias metodológicas e apropriando das novas tecnologias disponíveis.

domingo, 26 de dezembro de 2010

NOVA VIDA, VIDA NOVA!

Final de ano! Festas e planos para uma nova vida.
É sempre bom renovar. Renovar conceitos, renovar atitudes, renovar crenças, renovar a fé, enfim, renovar nossa vida.
Às vezes é difícil? Sim.  Às vezes não conseguimos. Pode acontecer. Mas a condição básica é ter a atitude e a iniciativa de começar.
A partir do momento em que nascemos já começamos, mesmo que indiretamente, a buscar uma nova vida. O exemplo mais tradicional, e que acompanha a humanidade há séculos, é o sacramento do Batismo.
O Batismo é uma das expressões mais forte pela busca de uma nova vida: o início de uma nova vida como Cristão, abençoado pela graça de Deus. Mas não basta apenas o ato em si para alcançar esta nova vida. É preciso viver de acordo com os princípios deste batismo.
Da mesma forma, para qualquer outro tipo de mudança, precisamos seguir os princípios desta “nova” vida.
Ao meu sobrinho Leonardo, que hoje recebe o seu Batismo, desejo que este ritual externo se transforme numa graça interna, que lhe permita receber o dom do Espírito Santo, reforçando a fé em seu coração e guiando teus passos para uma vida de virtudes e felicidade.  

sábado, 25 de dezembro de 2010

A VELOCIDADE DO TEMPO

É generalizada a sensação de que o tempo está passando mais rápido. Na verdade, sentimos que a vida tem passado mais rápida. Parece que as horas do dia nunca são suficientes para fazermos o que precisamos e o que queremos.
Então, para que  atividades não se atrasem, para que ações não sejam postergadas e projetos adiados, na maioria das vezes acabamos por adiarmos os nossos sonhos.
Mas o certo é que o tempo continua correndo a "60 minutos por hora". Por incrível que pareça, isto continua acontecendo!
O que tem alterado nossa percepção acerca da velocidade do tempo são as mudanças rápidas que tem ocorrido em todas as áreas do conhecimento, fato que criou a chamada "Sociedade do Conhecimento e da Aprendizagem".
Cada vez mais são exigidas respostas para novas situações. E os responsáveis por estas respostas são as pessoas. Isto tem gerado um aumento muito grande nas exigências das competências a serem atendidas pelos trabalhadores, o que acaba gerando um enorme movimento destas pessoas em busca de se manterem competitivas no mercado de trabalho, principalmente através da busca pelo aprendizado.
Neste sentido, o desenvolvimento tecnológico pode e deve ser usado como suporte para o estabelecimento de uma nova forma de educar.