quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

DEVANEIOS DE UMA SEGUNDA-FEIRA



"Alguém disse, em algum lugar e em algum momento, que a matemática é a manifestação divina na face da Terra. E eu digo que ela resolve quase tudo, menos as dores da alma."
Com esta manifestação meio que filosófica, começaram os devaneios que preencheram divertidamente a noite da ultima segunda-feira, durante o jantar transcorrido numa das principais galeterias de Caxias do Sul, na serra gaúcha.
A partir daí, iniciou-se uma prolongada discussão sobre como equacionar o comportamento do ser humano de modo a obtermos o melhor resultado, tanto na vida pessoal, quanto na vida profissional.
Mister se faz então colocarmos em prática o método dedutivo para o estabelecimento de fórmulas matemáticas que expressem as atitudes desta engenhoca chamada ser humano.
Assim, de forma simples, todavia não simplista, deduzi as seguintes equações:

Conhecimento + Habilidade = Saber fazer

Saber fazer - Vontade = Falta de Ação

Planejamento + Execução = Implementação

Ambição + Ética = Vencer Limites

Ambição - Ética = Ganância

Desejo + Obsessão = Descontrole

Desejo + Persistência = Sucesso

Intenção - Ação = Ilusão

Várias outras equações poderiam ser formuladas, mas uma das grandes vantagens da. matemática é a possibilidade da simplificação. Assim, substituindo e simplificando os termos em cada fórmula, chegamos de forma sintética, ao que ouso chamar de Equação da vida:

CONVIVÊNCIA + VIRTUDES = FELICIDADE

Felicidade, este bem supremo que basta por si só, tem como base a prática de virtudes e de ações visando a melhora, não só da própria vida, mas também da vida dos outros.
É fundamental traçarmos nossos próprios caminhos resgatando, porém, o prazer de conviver e de fazer bem feito.




sábado, 8 de fevereiro de 2014

BLUSA TOMARA QUE CAIA E SAIA TOMARA QUE SUBA



Conhecido nacionalmente pelos atrativos decorrentes do frio, o Rio Grande do Sul experimenta neste verão o outro lado da moeda, pois nas últimas semanas tornaram-se comuns temperaturas acima de 40°C.
Com novos recordes de calor, a capital, Porto Alegre, ganhou o irônico apelido de “Forno Alegre”.
Há oito anos morando por aqui, já havia me acostumado com o calor verificado no verão, mas neste está sendo quase que insuportável. O calor tem sido extremado em todo o estado, inclusive na serra gaúcha, ícone nacional de inverno.
Segundo os meteorologistas, as temperaturas estão altas devido a uma grande massa de ar quente e seco que está atuando sobre as regiões. Ainda segundo os entendidos, o ar seco inibe a formação de nuvens e com isso provoca a elevação das temperaturas.
Um dos maiores meteorologistas do Brasil, Eugenio Hackbart, da Metsul, diz: “Esta bolha de ar quente, que explico no site da MetSul, estará associada a bloqueio atmosférico que manterá a instabilidade (chuva) estacionada sobre o Centro da Argentina e o Uruguai. Aí teremos os dois grandes fatos da semana: onda de calor poderosa aqui e chuva extrema no Prata”.
Esta inesperada e impressionante onda de calor, por dias seguidos atingindo máximas acima de 40ºC, pode transformar este início de ano no mais quente da história.
Mas, apesar das explicações técnicas, nada me tira da cabeça que este fenômeno nada mais é do que a reação da natureza às ações de um velho e conhecido vilão: o ser humano.
A exploração econômica irracional dos bens naturais, as emissões excessivas de gases provocando o efeito estufa, o volume descomunal de lixo com componentes não recicláveis, o desmatamento desenfreado, a superpopulação, o crescimento desordenado das cidades, dentre outros aspectos, contribuem sobremaneira para estas estranhas modificações climáticas.
Enquanto procuramos uma caminhada mais sensata da humanidade, teremos que conviver com os “gritos” da natureza.
E, em relação ao calor, só quem vive aqui sabe do desconforto que ele causa.
Mas, como tudo na vida, sempre há um lado positivo. Este calor excessivo está contribuindo de forma decisiva para o belo look feminino do verão: blusa tomara que caia e saia tomara que suba.
Ai, que calor...!!!!